Links Patrocinados e a Criatividade

Links Patrocinados, ou anúncios pagos em mecanismos de pesquisa, costumam ser diretos, simples e de alta relevância para a pesquisa do usuário. No Google, os anúncios pagos aparecem na parte superior da pesquisa orgânica, em uma caixa bege, ou no lado direito da página e seu funcionamento é bem simples:

Quando efetuamos uma busca, a primeira coisa que fazemos e escrever no campo de pesquisa palavras relacionadas ao que estamos procurando, com os anúncios é basicamente a mesma coisa. O anunciante faz uma lista de palavras que são relacionadas ao seu produto e seleciona um valor que deseja pagar cada vez que um internauta clicar na propaganda. Não há muito espaço para criatividade… Aparentemente.

As orientações do próprio Google são essas: “evite gastos excessivos, anuncie com palavras que tenham relação com o seu produto”. Dessa forma, tanto as marcas que buscam uma presença institucional tanto as que praticam e-commerce, tendem a ser diretas e anunciar com palavras realmente relevantes e que possuem um retorno de investimento garantido.

Porém uma marca inovou de uma maneira muito divertida e de alto impacto junto aos seus consumidores. A Converse, após várias pesquisas arriscou e se deu muito bem com uma ação fora dos padrões em links patrocinados:

<a href=”http://vimeo.com/8254341″>Converse Domaination</a> from <a href=”http://vimeo.com/user1841038″>Ross Martin</a> on <a href=”http://vimeo.com”>Vimeo</a&gt;.

Resumindo o vídeo acima, a Converse comprou palavras relevantes não para a sua marca, mas para o seu público alvo, essas palavras por sua vez, por não serem alvos de anunciantes tinham um custo baixo e trabalharam de forma muito bacana a experiência do usuário com a marca.

Por mais que a plataforma não permita tantas ousadias, a publicidade consegue quebrar paradigmas e inovar, o que é seu papel e sua alma.  A publicidade nessa ação de marketing digital da Converse cumpriu perfeitamente seu propósito inovador e de quebra de barreiras.

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